segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pressa na Direção


    Série Diálogo sobre “Cidadania”
Pressa na direção
Maura estava no carro com sua neta Letícia. A avó estava ao volante. Chegando próximo da Universidade, a motorista parou antes da faixa de pedestres, possibilitando a passagem de inúmeras pessoas. O carro que estava atrás buzinou estridentemente.
Maura sorri e diz:
- Olhe, que absurdo! Eu parei o veículo na faixa de pedestres para os transeuntes passaram, e o motorista do carro de trás irritou-se e apertou a mão na buzina. Que horror! Detesto esse barulho.
Letícia diz:
- Ora vovó, paciência, deve ser algum aluno atrasado para a aula.
Maura retruca:
- Querida você está sendo muito condescendente. Nada justifica o desrespeito às leis. Nem mesmo a pressa. Além do mais, se eu continuasse correria o risco de atropelar os caminhantes, pois eles também estão apressados e já estavam adentrando na faixa.
Letícia fala:
- Rápida vovó, as colegas estão me aguardado! Temos trabalho de grupo.
Maura, com o carro em movimento lento, diz:
- Vou dar espaço para este motorista passar, pois quero ver quem é. Aposto que é jovem!
Letícia diz:
- Não seja preconceituosa dona Maura! Os jovens dirigem muito bem.
Maura  (olha para o lado) e instintivamente complementa:
- Veja, eu não falei? É jovem, e ainda uma garota! Estas são as mais impacientes e impulsivas. Tenho observado que geralmente também são mulheres e jovens os motoristas que não param ou dão passagem quando preciso sair do portão do prédio, com o carro em direção à rua.
Letícia diz:
- Você precisa entender, nós temos sempre muita pressa. Não somos aposentadas, temos compromissos, ânsia de viver e geralmente os idosos são muitos lentos e cautelosos na direção, param por qualquer motivo, dão a preferência para todos. Chegam a ser irritantes.
Maura retruca:
- Já fui jovem, e cometi alguns erros. Foi pura sorte não ter me acidentado ou prejudicado alguém, apesar de naquela época a quantidade dos carros serem um centésimo do que é hoje. Ah! Se eu pudesse transmitir a juventude um pouco deste aprendizado! A pressa não leva a nada: causa mais problemas.
Letícia contra argumenta em tom irônico:
Imagens Freepik
- Ora vovó, os jovens merecem ter suas próprias experiências. Eles não querem ouvir conselhos dos mais velhos. Somos outra geração, outro pensamento, filhos da era da informatização. Desculpe-me dizer, mas vocês são ultrapassados.
Maura, com um sorriso melancólico argumenta:
- Talvez por isso mesmo essa interação seja necessária. Vocês já nascem muito agitados, não sabem mais brincar, ficam presos ao computador, tablet, celular, todo o tipo de máquinas. Pensam que dirigir é como tocar um botão num simulador de jogos eletrônicos. Esquecem que existe o Ser Humano tanto na frente como atrás da máquina.
Letícia, levemente contrariada fala:
- Nunca chegaremos num acordo neste assunto.  Olhe ali estão minhas amigas. Pode parar?
Maura responde mansamente:
- Calma, vou procurar um lugar adequado para parar e então você poderá descer. Ah! Ali tem uma vaga para estacionar. Aguarde e então você poderá abrir a porta e sair.
Letícia irritada retruca:
- Está bem! Você manda, afinal está no volante e eu sou a corona, já que não me deixa ficar com seu carro.
Maura estacionando diz:
- Ainda é cedo para isso. Sua mãe precisa autorizar e ela ainda não permite que você saia sozinha dirigindo por ai.
Letícia abre rapidamente a porta do carro e saindo diz:
- Tchau vovó. Venha me buscar lá pelo final da tarde.
Maura pacientemente diz:

- Está bem querida! Boa aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário