quarta-feira, 18 de março de 2015

Envelhecimento: uma passagem na vida.

  Envelhecimento: uma passagem na vida.

Envelhecer é mais uma passagem, entre tantas, que ocorrem na vida; aonde o tempo se vai, o corpo perde o viço, enquanto a alma evolui. Se o físico apresenta desgastes, o espírito é aprofundado com as inúmeras experiências acumuladas ao longo dos anos.
Ainda não entendi por que desgosto das expressões: “idoso”, ou “melhor idade.” Todavia, concordo que são mais aprazíveis do que “velho”, palavra pejorativa, geralmente utilizada para designar algo “inservível ou inútil.”.
Sinto-me um ser vivendo com maturidade, quando as lembranças das experiências passadas ficam mais nítidas e ganham novo significado, pois compreendo melhor os meus sentimentos pretéritos, aceitando as deficiências e enaltecendo as qualidades próprias e das pessoas que comigo conviveram. O que antes era mágoa transformou-se em entendimento e aceitação.  A beleza e a rigidez das carnes cedeu lugar a movimentos mais lentos, porém, mais calmos e expressivos. As emoções são menos cortantes e as atitudes mais flexíveis. Agrada-me ser identificada como uma pessoa na maturidade, pois o envelhecimento traz consigo esta maturação. Comparo o ser humano com um carro: quando novo, o motor é seco, precisando de rodagem para amaciar, existindo um período em que atinge o ápice de rendimento e agilidade; contudo, para manter este ritmo ele precisa de manutenção e eventualmente substituição de algumas peças. Já a criatura necessita de um cuidado especial com a parte externa que é o físico, equivalente à carroceria do automóvel, e a banda interna, o mental, corresponde à complexa engrenagem do motor. É justamente neste período que o ser amadurecido passa à condição de condutor e o veículo torna-se a jornada, assumindo a quilometragem já percorrida e admitindo o que resta a percorrer.
Amadurecimento é parte integrante da caminhada terrena e a sabedoria está em aceitá-lo, desfrutando das benesses e acatando as adversidades, contudo, prosseguindo na estrada, onde sempre haverá um horizonte, um destino.

Envelhecer equivale a um por de sol: muitas tardes belas, algumas nubladas, outras chuvosas e até com tormentas, mas sempre se espera um novo dia, um novo raio de luz.
Imagens Google




Um comentário:

  1. Lourdes Thomé nos brinda mais uma vez com as luzes de seus pensamentos sobre a esperança como fonte mobilizadora do bem-estar. A palavra 'Envelhecimento...' do título comparece como descrição de processo que enaltece a alma.

    ResponderExcluir