domingo, 31 de maio de 2015

Pode um Cristão dormir?

Texto elaborado na aula de Produção Literária do Neti, em 28/5/15, sob a orientação da Professora Edna Domenica Merola. (Foram apresentadas várias frases soltas, extraídas dos livros da professora/escritora Edna, com a finalidade de construção de um novo texto que aproveitasse as falas, com rubrica e personagens).
(Nota: as palavras escritas em itálico e negrito constituem as frases ou parte destas retiradas do texto apresentado).

  Pode um Cristão dormir?

Dois empresários encontram-se num café e acomodados em confortáveis poltronas, conversam:

 Simone, indaga com ar de inquietude, ao amigo João:

- João, “quais parcerias com clientes são incentivadas em sua empresa”?

João faz uma pausa, olha para a amiga e responde:
- Agora nenhuma. Com essa crise e com tantas investigações, confesso estar receoso de alguns acordos não muito éticos que realizamos visando à sobrevivência da empresa. Ou aceitávamos as condições propostas ou éramos excluídos das negociações.

Simone (espantada) pergunta:
- Parcerias com quem? Quais os agentes e órgãos envolvidos? Também quero participar...

João:
- Santo conta o pecado, mas não o pecador”!

Simone replica:
- Ora, Santo colabora com CPI, Delação Premiada, auxilia o Ministério Público, principalmente quando a “coisa” fica feia, e é descoberta a negociata... Essa é uma boa alternativa a ser considerada. Que tal?

João:
- Santo não é dedo duro, minha gente!

Simone rebate:
- Vá pastar!

João:

- Como se isso fosse possível... Neste momento eu preciso estar atento. Pastar é descansar e eu não posso me dar este luxo.
Simone:
- Não que eu saiba...

João (em tom queixoso) prossegue:
- Se é que há horas vagas! Nesta batalha de matar um leão por dia e ainda ter que esconder a arma da polícia, o crime do IBAMA, cuidar para não ser preso, não dá para pastar, sonhar com horas vagas, deixar a mente divagar. Preciso estar atento para continuar em liberdade.

Simone:
- O que você está fazendo é tão grave assim?

João:
- Ah! É como ondas vagas que ondulam e azulam lá na Praia do Poeta. Só que depois somem na imensidão do mar, restando apenas a areia escura.

Simone:
- Você conhece o José Pontes que é irmão do Salomão Pontes que serviu o exército em Agulhas Negras?

João:
- Você se refere àqueles dois que estão presos lá em Curitiba envolvidos no escândalo da ”Lavação”?

Simone:
- Estão presos? Que pena, eu até cogitei em pedir a interferência deles para conseguir alguns contratos para a minha firma, mas, já que estão em cana... Paciência.

João (ironicamente) diz:
- Nestas alturas, quando as “maracutaias” são descobertas eu digo: não. Nem nunca vi Agulhas Negras!

Simone:
- Depois dessa estou indo, senão também acabo presa... Já é hora  de cristão estar dormindo...

João (com gesto de anuência) diz:
- Dormir é uma forma de preservar a liberdade, de não cair em tentação, não errar, para depois correr o risco de ser descoberto, preso e condenado. Infelizmente eu já não tenho mais o sono tranquilo. Por que será?  Oh! Vida, o que eu fiz? Eu deveria ter utilizado meu tempo assistindo a novela televisiva Salve Jorge.
Adicionar legenda

Simone (em tom de zombaria) arrebata:
- Creio que pelo que você contou, está apto a escrever um capitulo denominado: “Salve o João”.

João (entristecido)replica:
- Depois desta, eu vou embora e tentar dormir sobre uma caixa de chocolate”...

Simone complementa:
- Faça bom proveito. Afinal chocolate dá para comer em qualquer lugar, até na prisão...

João:
- Esta matou... Nem com chocolate será possível dormir... Até breve!
Imagens Freepik

Simone:
- Boa sorte, amigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário